domingo, 24 de julho de 2011

Conhecendo um Pouco as Seitas - Parte 1

As Seitas estão em todos os lugares. Algumas são populares e amplamente aceitas. Outras são isolacionistas e procuram se esconder, para evitar um exame de suas ações. Elas estão crescendo e florescendo a cada dia. Algumas seitas causam grande sofrimento aos seus seguidores, enquanto outras até parecem muito úteis e benéficas. Com a proximidade do final do século, estão surgindo novas seitas religiosas e filosóficas responsáveis pelos mais absurdos ensinamentos com relação ao final dos tempos. Essa confusão de idéias está sendo despejada em cabeças incautas, acabando muitas vezes em tragédias.
Em 1978, o então missionário norte-americano Jim Jones foi responsável pela morte de 900 seguidores, na Guiana, todos envenenados após Ter anunciado a eles o fim do mundo. Um fato interessante desse trágico acontecimento foi o depoimento de um dos militares americanos responsáveis pela remoção dos corpos. Ele disse que, após vasculhar todo o acampamento, não foi encontrado um só exemplar da Bíblia. Jim Jones substituiu a Bíblia por suas próprias palavras. Em 1993, o líder religioso David Koresh, que se intitulava a reencarnação do Senhor Jesus, promoveu um verdadeiro inferno no rancho de madeira, onde ficava a seita Branch Davidian. Seduzindo os seguidores com a filosofia de que deveria morrer para depois ressuscitar das cinzas, derramou combustível no rancho e ateou fogo, matando 80 pessoas, incluindo 18 crianças. Em 1997, outra seita denominada Heaven’s Gate (Portão do Céu), que misturava ocultismo com fanatismo religioso, levou 40 seguidores ao suicídio. Na ocasião, essas pessoas acreditavam que seriam conduzidas para outra dimensão em uma nave que surgiria na cauda do cometa Halley Bop. No Brasil também existem muitas seitas e denominações que se reforçam em profecias do Apocalipse. Uma das mais conhecidas, devido ao destaque dado pela mídia, são as Borboletas Azuis, da Paraíba, que em 1980 anunciou um dilúvio para aquele ano. Em Brasília, encontra-se o Vale do Amanhecer, que conta com aproximadamente 36.000 adeptos. No Paraná, um homem de nome Iuri Thais, se auto-intitula como o próprio Senhor Jesus reencarnado. Fundador da seita Suprema Ordem Universal da Santíssima Trindade, ele parece ter decorado a Bíblia de capa a capa e, com isso, tem enganado a muitos. Muitas das seitas são conhecidas dos cristãos brasileiros, a saber: Mormonismo, Testemunhas de Jeová, etc. Mas muitas novas seitas pseudocristãs estão chegando ao Brasil e são pouco conhecidas: Igreja Internacional de Cristo/Boston (Igreja de Cristo, no Brasil), Ciência Cristã, Escola Unida do Cristianismo, Meninos de Jesus etc. 
 
                                                                           Fraternalmente André Narciso

12 comentários:

  1. não gosto de seitas, tenho medo, mas tb não podemos ser preconceituosos né!

    beijos
    http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. NÃO GOSTO DE SEITAS, MAS ELAS ESTÃO SE ESPALHANDO A CADA DIA COM UMA VELOCIDADE INCRÍVEL.

    http://thebigdogtales.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante o texto. Não gosto de seitas, as religiosas são amplamente questionáveis.

    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Como são chamados aqueles grupos que surgem nas universidades? Na Yale, se não me engano, tem um bem conhecido. É um absurdo o que essas seitas religiosas fazem. Todas essas mortes. As pessoas sentem medo e acabam ficando vulneráveis.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, André, muitas destas eu não conhecia, especialmente os casos brasileiros. Abomino fanatismos. Fanatismos não são amor, são cegueira -- e o amor nada tem de cego, é a maior lucidez possível, a entrega loucamente consciente. Amores não matam, e fanatismos... bem, os fatos contam a triste história por si mesmos... A coisa já começa errada quando coloca o outro um degrau abaixo. Beijos e sucesso no blog! Uma sugestãozinha: procure dividir em maior número de parágrafos, para facilitar visualmente a leitura, certim?

    ResponderExcluir
  6. Não gosto de conversar com quem baseia tudo o que faz na vida na religião. É tão chats, isso.

    ResponderExcluir
  7. Algumas das Seitas principalmente as religiosas são as famosas "Seita Cheque", ou " Seita Cartão", pois algumas aceitam qualquer tipo de doações em espécie ou não, independente disso a lavagem cerebral seja por qual motivo for (dinheiro ou não ) é que é o perigo nisso tudo mesmo...

    www.bigodaostudio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Muito interessante.
    Gostei das informações, mas ao mesmo tempo fiquei impressionada com a capacidade humana, cada dia consigo me surpreender mais...

    ResponderExcluir
  9. O último post no meu blog tem relação com a bíblia.

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito interessante esse blog, nuinha visto um blog que discutisse esses assuntos!
    depois de puder passa lá no blog!
    http://fashionmaniacbrazil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

“Ubi dubium ibi libertas (Onde há dúvida, há liberdade)” Provérbio Latino