quinta-feira, 7 de julho de 2011

" Introdução sobre os Mórmons "

A Origem do Mormonismo.
A comunidade mórmon constitui parte de uma religião cristã restauracionista, e segundo os Mórmons, o termo mórmon inicialmente era o nome de um local onde o profeta Alma ensinou o Evangelho de Jesus Cristo ao povo do Rei Noé,que vivia na terra de Leí-Néfi próximo ao ano 146 a.C.Mórmon também é um personagem do Livro de Mórmon.No livro ele é um profeta historiador que viveu nas Américas aproximadamente no ano de 321 d.C... Relata-se que Mórmon morreu por volta do ano 400-421 d.C. (Mórmon 8:3).

Personagens
Mórmon é o nome de um dos últimos profetas Nefitas, general militar e mantenedor de registros, que viveu aproximadamente entre 311 e 385 d.C..Foi lhe dado este nome por causa do lugar acima.
Após registrar a história que presenciou durante a vida, Mórmon resumiu os registros mantidos por seus antecessores numa única compilação, chamada Placas de Mórmon. Mais tarde, ele transferiu este registro sagrado a seu filho, Morôni. Estas placas faziam parte dos registros usados por Joseph Smith para traduzir O Livro de Mórmon.
A Guerra Mórmon (1838) é o nome dado ao conflito de 1838 que ocorreu entre o Santos dos Últimos Dias (mórmons) e seus vizinhos da região noroeste do estado do Missouri. Este conflito também é chamado de Guerra Mórmon do Missouri para diferenciar da Guerra Mórmon de Utah (conhecida como Guerra de Utah) e da menos conhecida, a Guerra Mórmon de Illinois.
As datas especificas da guerra são desde 6 de agosto de 1838 (a batalha da eleição de Galatin) até 1 de novembro de 1838 quando Joseph Smith Jr. se rendeu na cidade de Far West. Durante o conflito foram mortas 22 pessoas (3 mórmons e 1 não mórmon no rio Crooked e 18 mórmon no Moinho de Haun.)
O Livro de Mórmon é uma das quatro obras-padrão de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Comunidade de Cristo. As demais obras são a Bíblia, a Doutrina e Convênios e a Pérola de Grande Valor.
A exemplo da Bíblia, o Livro de Mórmon é uma coleção de pequenos livros, ou uma biblioteca. Note-se que dentre estes pequenos livros há um homônimo Livro de Mórmon escrito pelo mesmo Mórmon a quem se credita a compilação da biblioteca que leva seu nome. É chamado pelos mórmons de "O outro testamento de Jesus Cristo".
Os santos dos Últimos Dias são comumente chamados mórmons devido a este livro.O Livro de Mórmon é um "volume de escrituras sagradas em separado da Bíblia" e faz um "registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas" além de "conter a plenitude do Evangelho eterno".[1]
De acordo com o relato do próprio livro, ele foi escrito por muitos profetas antigos, pelo "espírito de profecia e revelação". Suas palavras, escritas originalmente em placas de ouro, foram resumidas por um profeta-historiador chamado Mórmon e por este motivo o livro tem este nome até hoje. O registro contém um relato de duas grandes civilizações. "'Uma veio de Jerusalém no ano 600 a.C. e posteriormente se dividiu em duas nações, conhecidas como nefitas e lamanitas. A 'outra' veio muito antes, quando o Senhor confundir as línguas na Torre de Babel." Este grupo é conhecido como jareditas. Milhares de anos depois (segundo a obra) foram todos destruídos, exceto os lamanitas, que (de acordo com os relatos descritos na obra) são os principais antepassados dos índios americanos".Para os Santos dos Últimos Dias, o Livro de Mórmon é uma escritura que complementa a Bíblia, sendo um "Outro Testamento de Jesus Cristo", "destina-se a mostrar aos remanescentes da casa de Israel as grandes coisas que o Senhor fez por seus antepassados; e para que possam conhecer os convênios do Senhor e saibam que não foram rejeitados para sempre, e também para convencer os judeus e os gentios de que Jesus é o Cristo, o Deus eterno, que se manifesta a todas as nações.""O livro expõe as doutrinas do evangelho, delineia o plano de salvação e explica aos homens o que devem fazer para ganhar paz nesta vida e salvação eterna no mundo vindouro."

2 comentários:

  1. Pra mim Mórmon tinha a haver com o anjo de nome Moroni. Dei uma olhada na história de Joseph Smith.. e ela não me pareceu inspiradora. Minha opinião. Abs!

    ResponderExcluir
  2. ai q bacana não conhecia muito a história dos mormons..

    ResponderExcluir

“Ubi dubium ibi libertas (Onde há dúvida, há liberdade)” Provérbio Latino