terça-feira, 12 de julho de 2011

" Introdução:Igreja Universal do Reino de Deus "

O movimento liderado pelo bispo Macedo começou arregimentar pessoas para o seu aprisco a partir de 1975, ano em que fundou “A Cruzada do Caminho Eterno”, entidade que também chamaria “Casa da Bênção” antes de mudar de nome definitivamente para Igreja Universal do Reino de Deus no ano de 1977.

Edir Macedo iniciou sua jornada ao lado do seu cunhado Romildo Ribeiro Soares, o hoje missionário RR Soares, que conhecera em 1968 na “Igreja Vida Nova”. Soares casou-se com a irmã caçula do bispo. Mas ambos se chocavam muito na administração da Igreja. Em 1980, uma cisão rompeu de vez a amizade entre os dois pastores. Havia discórdias em vários aspectos. Então, o bispo Macedo propôs uma assembléia excepcional para decidir quem seria o novo comandante da IURD. Nesse plebiscito interno entre os pastores da denominação quem perdesse deveria abandonar o barco e seguir outro caminho. Macedo ganhou com a maioria dos votos e Soares foi derrotado e perdeu a liderança da igreja, sobrando a ele sair e fundar a “Igreja Internacional da Graça de Deus”. A questão não foi encerrada até hoje. No livro da Biografia do Bispo é dito: “Após a derrota, Soares não quis permanecer. Nos dias de hoje, Edir e o cunhado pouco se falam. De tempos em tempos, o bispo recebe reclamações de que Soares tenta atrair fiéis da Universal, enviando emissários para divulgar suas doutrinas dentro do próprio templo de Macedo” (“O Bispo”, Ed. Larousse, Ed. 2007. 4, Pg. 115)

O bispo Macedo confessa que no início do movimento da igreja pregava armado com um revolver calibre 38, devido às perseguições de outros líderes religiosos. Diz que o revolver permanecia escondido no púlpito enquanto pregava no altar (“O Bispo”, Ed. Larousse, Ed. 2007, pg. 121). Hoje o bispo não anda mais armado, mas os seus seguranças são bem equipados para protegê-lo.


Quando tinha apenas doze anos de fundação, a igreja já possuía uma renda financeira suficiente para comprar uma emissora de TV, dinheiro arrecadado dos seguidores, que vivem a ideologia da Teologia da Prosperidade.

Em 1992, Edir Macedo, fundador e líder da seita, passou 11 dias em prisão preventiva, por conta de um processo criminal no qual a principal acusação era a de estelionato (apropriação de bens alheios mediante ardil). Em 1995, a Associação Evangélica Brasileira, que reunia boa parte das instituições do protestantismo local, divulgou um pronunciamento no qual se afirmava que a IURD, devido a suas doutrinas e práticas, carece de autenticidade protestante.

Hoje a IURD é uma força que se retroalimenta. Até o ano de 2007 eram 4.748 templos e 9660 pastores apenas no Brasil. A IURD já se encontra em 172 países de quatro continentes. A quantidade exata de fiéis é imprecisa. A estatística do IBGE calcula 2 milhões, mas, de acordo com a liderança da IURD o número pode chegar a 8 milhões de fiéis só no Brasil. Um grande volume de negócios também gira em torno da IURD: construtoras, empresa de taxi aéreo, agência de turismo, mídia e consultoria. O balanço não inclui pastores e bispos que fazem funcionar a empresa IURD (“O Bispo”, Ed. Larousse, Ed. 2007, pg. 243, 244)

                                                                                Fraternalmente,André Narciso.

15 comentários:

  1. Muito interessante o assunto tratado no blog... espero que continuem assim e cresçam mais e mais! Parabéns. Comente aqui e se quiser siga: http://lobalatina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. O pior é que muuuitas pessoas sabem disso,mas muuuuitas mais continuam enchendo templos da "Igreja Universal do Reino de Deus".
    É triste saber que o cristianismo é associado a certas distorções de condulta.


    Lane

    http://emabstrato.blogspot.com/2011/07/preterito-imperfeito.html

    ResponderExcluir
  3. poxa vou criar uma igreja
    tou na pindura..
    uhauahuah

    ResponderExcluir
  4. Respeito megamuito os verdadeiros fiéis, que fazem jus ao nome e buscam uma religião em todo o sentido do termo. Mas não há como deixar passar o comércio feito (pelos coronéis de determinadas seitas) em nome de algo tão maior, para explorar os tão menores. Não me passa na garganta nem amassando com pilão. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Um lugar que eu decidi que nunca vou entrar

    Na Igreja Universal do Reino de Deus

    Essa fé é diferente... eu nao compartilho



    www.ouvindoparalamas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Quanto será a franquia? Deve valer mais que um McDonald's... A igreja cristã quando alcança certos patamares lucrativos sempre se mostrou mais como negócio, e até perigoso para quem lhe cruza o caminho, do que como qualquer outra coisa. Mas vive da fé daqueles que lhe sustentam (sustentar é pouco). Eita império maldito!

    ResponderExcluir
  7. Isso não é uma igreja, é um negócio.

    ResponderExcluir
  8. é meio dificil falar desse assunto!
    é infelismente muito triste!
    estou indo seguir, se poder siga e comente lá no meu blog.


    http://pensamentos-qualquer.blogspot.com/2011/07/postagem-extra-site-incrivel.html#more

    ResponderExcluir
  9. sinceramente, num gosto nenhum pouco da Igreja Universal, acho que eles visam demais o dinheiro aff

    ResponderExcluir
  10. olha não sou contra mas sou católico desde criança
    e gosto muiti dsa minha religião

    http://lrfilmes2011.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. A grande sacada do Edir Macedo foi prometer "o paraíso em vida e não após a morte". Assisti uma entrevista dele tempos atrás que ele dizia isso, pois enquanto a igreja católica prega que vc tem de ser uma boa pessoa para ir ao paraíso, a sua igreja diz que vc pode ter seu próprio paraíso [dinheiro, vida boa....] em vida. Nessas, claro que houve o crescimento de fieis! E infelizmente, muita gente paga por uma crença!

    ResponderExcluir
  12. Pequenas igrejas, grandes negócios. Neste caso são "grandes igrejas". Tem certas condutas que me envergonham de carregar o nome "evangélica".

    Abraços, me visite tb!!
    http://evesimplesassim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. eu sinceramente, não gosto dessa igreja, mas cada um com sua religião e eu respeito! http://apaixonadasporcosmeticos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. T^precisando de uma grana, faculdade é prá fracos, vou abrir uma igreja!




    http://solcombaixoemsi.blogspot.com
    dá uma força? priemiro post :)

    ResponderExcluir

“Ubi dubium ibi libertas (Onde há dúvida, há liberdade)” Provérbio Latino