quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Concepção de Deus por Marcelo Costa


Concepção de Deus é uma energia que preenche o TODO (infinito) e carregada de inteligência (auto-gestão), e a partir dela é que se formam todas as coisas. Assim, Deus não teria nem começo nem fim. Ele simplesmente É. Estamos imersos em Deus e, de certa forma, SOMOS Deus, pois que essa energia não é excludente. Do mesmo modo que o nosso cabelo tem um certo padrão energético e um DNA, todos nós temos o "código Deus" impresso em nós. Podemos até mesmo senti-lo, quando nos sintonizamos com o divino. Todas as culturas do mundo, mesmo as mais remotas e isoladas, têm seu modelo de divindade. É algo inato ao ser humano. Espanta-me existir ateus. Aposto que eles têm seus motivos para fechar os olhos ao mundo, e não perceber que isso tudo existe a bilhões de anos e NÃO foi ele que fez.


O mundo me intriga e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro
(Voltaire)


Tudo que existe tem uma causa.O efeito nunca é superior à causa.Todo efeito inteligente tem uma causa inteligente.

(Allan Kardec)

Teria sido por puro acaso que os elementos existentes no universo tomaram certo impulso e direção, para dar início à formação de tudo? De onde teriam vindo, porém, os elementos iniciais para o acaso lhes dar algum impulso e direção, depois? E como poderia o acaso (que, pela própria definição, não é inteligente) produzir um efeito inteligente como o Universo demonstra ser, em toda a sua organização?


O acaso é, talvez, o pseudônimo de Deus, quando não deseja assinar

(Theophile Gautier)


O "padrão energético" de Deus é que dita as regras do jogo. Ou seja, como o universo funciona. Existem regras, mas nós não as conhecemos todas. Estamos engatinhando na física da matéria, que é densa. Que dirá da física dos outros níveis energéticos mais sublimados?


Eu não posso acreditar que Deus tenha escolhido jogar dados com o universo. A coisa mais incompreensível do universo é que ele seja compreensível

(Albert Einstein)

Podemos vislumbrar como a coisa funciona estudando a natureza, que possui vários elos aparentemente frágeis, mas que, se não forem quebrados pela interferência do homem, podem durar milênios. O ser humano é que destoa. Não entrou no compasso da natureza, e a muito custo consegue manter uma sociedade. Como foi dito no filme Matrix: nosso padrão de comportamento se assemelha ao dos vírus.

Jesus veio dar a dica de como as coisas funcionam: Amai ao próximo como a ti mesmo. Nesta frase estão contidas todas as Leis e a sabedoria. Isso é uma corroboração da Lei do Karma, que nos diz que o que você faz tem retorno. Seja bom ou ruim. Em toda ação está inclusa uma reação. A diferença com o Karma é que nem sempre o retorno é imediato.
Milagres de Deus simplesmente não existem, pois que seria admitir a incompetência Divina. Do mesmo modo que um programa (como o Windows) precisa de um pacote de correções ou de atualização para fazer coisas "extras", Deus precisa fazer remendos no seu "programa"? As coisas que não podemos explicar, e que muitos chamam de milagres, nada mais são do que coisas que não podemos explicar. Reconheça sua ignorância, criatura! Não se pode querer correr antes mesmo de aprender a andar!


Os milagres não acontecem em contradição com a natureza, mas só em contradição com o que sabemos da natureza
(Provérbio Chinês)

Reconhecer o que se sabe e reconhecer o que não se sabe, é digno daquele que sabe

(Confúcio)


Tudo o que sei é que nada sei

(Sócrates)

Essa idéia de Deus não diminuiu o respeito que tenho por Ele. Ao contrário: quanto mais me aprofundo nas nuances da interação das energias, mais aumenta meu espanto e admiração com o Criador/ Estruturador. Isso me lembra Napoleão, que ao chegar ao Egito deslumbrou-se com a imponência da arquitetura singular e exclamou: Do alto destas pirâmides 4.000 anos me contemplam!.

Eu humildemente parafraseio: Ao olhar para o infinito, o infinito me contempla, e percebo o quanto sou pequeno, fazendo parte do todo.

MARCELO COSTA

16 comentários:

  1. Questões de crenças acho muito particular, pois existem inumera posições referente a esse assunto, "Deus te aceita como vc é, é a sociedade que não o faz".


    http://dupladameianoite.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que Deus é aquilo que cada um pensa a respeito dele.

    Muito obrigado pela sugestão de vídeo que você deixou em meu blog.Eu assisti e gostei muito. Em momento oportuno, irei indicar em meu blog.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. texto bem interessante, as leituras dadas a algumas citações classicas foram mt bem pensadas.

    o meu ponto de vista é, que eu não gosto de dar nomes ao desconhecido, e que nós "seresumanos" temos o dom da dúvida e para nos confortar do desconhecido damos nomes e tentamos explicar o inexplicável!

    sinto-me desconfortável quando penso que existe algo me observando e vendo tudo o que eu faço no banheiro(parafraseando Raul Seixas)
    temos medo daquilo que não conhecemos, é fácil por um nome em algo e dizer que compreende-se, mas não! não há compreensão nenhuma!

    o fato é, todas as culturas acreditam e cantam em seus mitos que algo veio do além(céu)do infinito(universo) gosto do que o Erich von Däniken polemzou nos idos 70's com seu livro "Chariots of the Gods?" (mais conhecido pelos lados de cá como "eram os deuses astronautas?")

    e de alguns pontos escritos pelo romancista inglês Douglas Adams(guia dos mochileiros da galaxia) sobre o assunto...

    poderia discorrer sobre o assunto por horas, mas fico por aqui!

    excelente texto! até mais!

    Eu escrevo pro:
    http://cafedefita.blogspot.com/
    publico meus poemas em:
    http://www.fragmentosdosonhar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. p.s temum livro que talves interesse "Einstein: reflexões filosóficas" da editora martin claret 1988 3edição(no caso a minha)

    um bate papo do Físico com o poeta hindu Rabindranath Tagore
    eles discorrem seus pontos de vista sobre Deus o universo e tudo o mais! vale procurar para conferir!

    ResponderExcluir
  5. Bela proposta!
    Tão jovem e com idéias tão brilhantes!
    Nós somos o alicerce para a formação da Nova Humanidade!
    Nos meus blogs está escrito:
    Nosso mental tem que ir além do convencional para realmente sermos alguma coisa que preste!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Texto muito bom, o melhor que leio em blogs há algum tempo.

    Essa questão de Deus pra mim é um dos mistérios fundamentais da vida. Parece que pensamos parecido em muitos aspectos, também não consigo compreender muito bem como podem haver ateus...

    É difícil fazer um comentário que não se torne um outro texto. Por hora lhe recomendo um livro muito bom de alguém que você citou e que trata um pouco disso, que é "The World As I See It" do Einstein. Não sei qual é o nome em português, deve ser algo como "O mundo como o vejo", mas vale muito a pena!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. Eu particurlamente acredito muito em Deus independente de religião sou catolica praticante, mas não questiono a forma das pessoas pensarem sobre Ele que é um só a única coisa que não podemos deixar de ter é a conciencia de que só Ele é por nos...
    Depois da uma passadinha no meu blog ;D
    http://www.noindoevindodoinfnito.com/

    ResponderExcluir
  8. Mais do mesmo. Essas "concepções" de deus fazem parte da história humana. As vezes, tornam-se religiões.

    Deus não passa de um nome para o desconhecido, como bem disse o Gullen acima. Se deus é nome para aquilo que não conhecemos, aquilo que ignoramos, então deus é ignorância.

    Conforme a ciência evolui (a inteligência da humanidade aumenta) deus perde espaço ou tem que se modificar (ser modificado).

    Como existem ateus? Bom, algumas pessoas (muito poucas, coisa de 4% no Brasil) não se conformam com respostas prontas e sem sentido.

    Dizer que deus é infinito é apenas dar efeito à frase, pois é algo incompreensível: se deus é infinito, ele é inerte, pois não há como, no infinito, se ter um ponto de referência para agir. Quanto tempo após o infinito Ele resolveu criar o homem?

    ResponderExcluir
  9. A física tem mostrado que o caos gera a vida. Não acredito num deus estruturador. Se todos somos divinos, esse deus só pode ser extramoral. É essa a ideia? Pois se todos comportamos deus, as maiores atrocidades e crimes de violência, ou até mesmo o próprio Hitler, seria divino. Enfim, o espaço é mesmo pequeno. Não sou ateu. Não acredito apenas na ciência. Simplesmente não sei; vou seguindo bem assim.

    ResponderExcluir
  10. O mundo me intriga e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro(Voltaire)

    melhor frase
    apesar de não entender me dou bem com ateus kkk

    ResponderExcluir
  11. Muito interessante esse e outros assuntos que você aborda aqui.
    Você escreve bem,gostei;

    ResponderExcluir
  12. Eu estou. Deus É. Tudo está, mas Deus É.
    Eu acho que Deus é mto mais que uma energia...

    Diogopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Olá :)

    Independente da crença, penso que crer num ser maior é essencial para nossas vidas!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  14. Me identifico contigo quando disse que se sente pequeno ante a infinidade das coisas, do universo. Seu blog tem uma questão muito interessante, pra mim mais ainda que não acredito em seres sobrenaturais que criaram a gente!
    O ser humano precisa acreditar em algo, daí a explicação para deus, mas acho que isso daria uma discussão muito longa.
    No todo, voltarei mais pra discorrer sobre esses assuntos.
    Abraço!



    http://alteregodonuti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. olha, independente da religião, acho que o mais importante é "Amai ao próximo como a ti mesmo"... se isso fosse compreendido, de verdade, não seria necessário criar diferentes correntes de pensamento com diferentes concepções sobre o "sobrenatural".
    Acredito em Deus, e acredito que ele rege o universo de acordo com a lei da evolução, da causa e efeito, mas principalmente, da lei do amor, que deveria ser o combustível maior para nossa encarnação!

    songsweetsong.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. "MARCELO COSTA" e o Acid do Saindo da Matrix são a mesma pessoa? Se não, convém rever sua fonte:
    http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2002/07/deus.html

    2002. =)

    ResponderExcluir

“Ubi dubium ibi libertas (Onde há dúvida, há liberdade)” Provérbio Latino